GLOSSOFOBIA? TE PARALISA?

By | agosto 23, 2016 Leave a Comment
O post de hoje vamos falar sobre GLOSSOFOBIA.
Definição de Glossofobia: É o medo de falar em público.
Pra quem me conhece sabe o quanto eu era tímida, (não que não seja mais) continuo tímida, porém bem menos do que antes. Vou contar um breve relato do que já passei por conta disso:
Meu “primeiro emprego”, após fazer a entrevista já desci para fazer um teste, pensa em uma pessoa que tremia, suava, visão ficando embaçada. Desconforto físico, náuseas, eu estava em pânico, tinha uma voz gritando dentro de mim pra sair correndo dali, mas não tinha forças. Enfim, não aguentei a “pressão” e não aceitei o emprego, o medo definitivamente me paralisou.
Gente, tenho certeza que vocês não tem ideia do que é isso, a não ser quem passou ou passa por essa situação irá entender o que eu estou falando. Eu não tinha só medo em falar em público grande, tinha medo de falar em sala de aula, pra apresentar trabalhos (...) muitas vezes deixei de ganhar nota, de apresentar por vergonha, até mesmo pra pedir uma indicação/informação me causava um terrível incômodo.
Até que chegou um momento da minha vida que eu falei, quer saber (..)
Eu não devo nada pra ninguém, porque eu sou assim? Não tenho que agradar o ser humano, tenho que agradar a Deus e somente a Ele, fazendo de coração a vontade do Senhor. Tem uma passagem na bíblia que diz o seguinte: “Hebreus 13:6 Assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu auxílio; não temerei. O que me poderá fazer o homem?” E é exatamente isso não temas, creia em Deus, ele estará ao seu lado sempre, te dando auxilio.

Como está sendo o meu processo de perder a timidez?
Isso é bem pessoal, cada um vai ter uma forma de encarar os fatos, o que funcionou pra mim talvez pra você não funcione, mas enfim, é só ir adequando.
1º Encontre o seu medo/timidez!
O que te deixa com medo? O que te intimida? O que te paralisa? Porque? Qual a barreira que te impede de ir além?
Vamos dar um exemplo: Você queria muito aquele emprego, mas não tem coragem de ir até lá, ou você tem um crush e não tem coragem de chegar e conversar com ele, o que te impede? Pergunte para si mesmo, porque não consegue? É melhor ganhar um não tentando? Ou se arrepender depois de não ter pelo menos tentado? ter deixado mais uma vez o medo de paralisar? Pense em todos estes atributos.
Eu costumava dizer que eu vivia em uma bolha e até que enfim estourei ela e consegui enxergar o mundo melhor.
2º Tenha autoconfiança!
Na sua vida, tem apenas três pessoas que vão acreditar fielmente no teu potencial e na tua capacidade, que são Deus, teu Pai e tua Mãe. E que tal você também acreditar em si? E pra você ter autoconfiança você tem que se conhecer, saber das suas qualidades, defeitos, seus ideais, onde você pretende chegar, onde você se encontra agora, inúmeras coisas e só quem poderá reconhecê-las é você mesmo. Isso irá lhe motivar e aumentar sua autoestima e lhe fortalecer em relação a algo que lhe deixe tímido, pois a força e seus méritos serão maiores.
3º Não se condene!
Isso é uma das coisas que nós tímidos mais fazemos, se lamentar ou se culpar por não ter agido de tal forma, isso não vai fazer diferença. Pelo contrário irá piorar, você se ofender e se diminuir, claro que devemos nos cobrar, ter um auto julgamento, porém limites sempre é bem vindo.
E aquela frase de sempre né “se você quer resultados diferentes, tenha atitudes diferente”.
4º Mentalize a cena do sucesso!
A maioria das pessoas tímidas tem medo do que não conhece,a timidez nada mais é do que um simples medo que se esconde em seu subconsciente. Então para perder a timidez, o medo, treine. Treine de frente o espelho, sozinho em casa, onde você se sente a vontade. Imagine a cena como você gostaria que fosse, vamos dar outro ex: Você quer aquela promoção no trabalho, mas não tem coragem de chegar no chefe, mentalize a cena, você levantando a bunda da cadeira, indo até ele, imagine fazendo a pergunta pra ele, a resposta dele, imagine positiva e negativa, busque justificativas, busque questionar, porque? Isso pode demorar horas, dias, semanas, mas o importante é você se sentir seguro e passar tudo pra pratica. “Aaah juh, mas na hora se eu esquecer algo, travar, errar” isso não importa, sem problema! O importante é que você chegou até aqui, conseguiu levantar-se da cadeira saiu da sua zona de conforto, venceu parte da sua timidez, e agradeça, você subiu um novo degrau em sua vida.
Enfim grupo, a mensagem que eu queria passar hoje é que, ser tímido, não vai te trazer nada na vida, as coisas simplesmente não vão vir até vocês. E se você tem um objetivo, tem um alvo, acerte-o só você tem a flecha, ou o mapa do caminho.
Deixa a timidez de lado, tenha autoconfiança, uma bela autoestima e acredite em Deus, pois ele estará sempre do seu lado, te apoiando nas suas quedas, conquistas, no momento que você chorar Ele vai está pronto pra limpar sua lagrima e te dizer: acredite em você, pois eu tenho certeza que você já é um vencedor.
Saia da sua zona de conforto, da sua bolha, porque o mundo está acontecendo lá fora e você ai parado (a) só olhando.
Então, o que está esperando?
“O sucesso está em você, e nesta sua nova jornada de você mesmo, não tente se parecer com alguém que não é, seja você mesmo, apenas elimine de você o que lhe traz mal.”


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :